ADORO ♥ ACONSELHA #16



♥ Decoração ♥
Tema tão vasto quanto relativo. Estaremos todos de acordo que a decoração ajuda a criar ambientes. Mais subtil quando o espaço tem o seu próprio encanto e mais efusiva quando o espaço o pede, achamos nós.

Flores
Nos nossos encontros com noivos falam-nos sempre de flores, como sendo inquestionável, mesmo os que confessam não adorar flores. É bonito e funciona sempre bem e não tem que ser em doses principescas nem formatos ou combinações... "pirosas" (não havia outra forma de o dizer). Mas para ter alguma expressão é sempre uma parcela significativa. Por isso achamos que até se pode abdicar de flores, pelo menos como elemento decorativo principal. No entanto há espaços que já contemplam flores no preço da decoração.
Para quem fizer questão nas flores lembramos que a escolha mais inteligente será optar por flores da época e existentes local e nacionalmente. Caso contrário terão que ser importadas, o que encarece logo.
Também gostamos de reforçar que não diferenciamos as flores das plantas, folhagens ou ramagens. Bem trabalhadas pode resultar lindamente. E não têm que ser frescas, o que pode facilitar bastante a logística.

Espaço com decoração incluída
Mesmo quando a decoração faz parte do preço do espaço, há formas de contornar a tipificação e dar um toque pessoal. Uma delas é partir do equipamento disponível (jarras, velas, marcadores, loiça e copos) e conjugá-lo de forma mais personalizada, até porque os catálogos apresentados não costumam primar pela originalidade. E se a política do espaço o permitir, podem-se acrescentar apontamentos que por vezes com pouco investimento fazem toda a diferença no resultado final. Um exemplo.

Espaço sem decoração incluída
Quando a decoração é por conta própria há uma palavra mágica: aluguer. É incomportável comprar tudo, até porque o que fazer com o equipamento depois da festa? Tudo se aluga! Até flores e plantas, envasadas.
Dependendo da escala da festa e da atmosfera/temática escolhida pode- se recorrer a elementos decorativos próprios ou emprestados, como fizemos aqui.

Decoração interior e exterior
No interior, dependendo das limitações ou política do espaço, (quase) tudo é possível. Há um mundo para além dos previsíveis centros de mesa e candelabros.
No exterior, geralmente deixado para segundo plano, também dá para dar largas à imaginação, desde que acompanhada pelo fatídico orçamento. Há que ter em conta a imprevisibilidade do tempo, nomeadamente do vento, esse desmancha-prazeres. Ter um plano B, sempre!

Há milhentas soluções para diferentes orçamentos. Aqui ficam alguns exemplos.







ADORO © 2013

2 comentários:

  1. Sempre dicas interessantes e conselhos sábios os que encontro por aqui, sistematicamente ilustrados por imagens que nos transportam à leveza e harmonia dos trabalhos com o selo de qualidade da ADORO.
    Comentei não só para felicitar (penso que é a primeira vez que interajo convosco, mas sou "cusca" assídua por estes lados), mas também para vos dar o meu testemunho que contraria em certa escala a "aversão" que vocês têm aos locais de recepção que fazem decorações "em série" e invariavelmente "mais do mesmo". Eu também sofro do mesmo tipo de aversão, mas felizmente, há locais de recepção em Portugal que disponibilizam os serviços de decoração e protocolo e que não se desenrascam nada nada mal. Devido à minha localização geográfica e escassa disponibilidade, aquando da árdua procura de um local para a cerimónia e recepção do meu casamento, pretendia um serviço completo que me permitisse através do contacto com uma só personagem tratar de toda a logística desde design gráfico dos elementos de papelaria, catering, decoração e organização da cerimónia. Não encontrei um serviço tão completo quanto ansiava, mas em termos de espaço, catering e decoração, tive a sorte de encontrar uma equipa que me deu uma segurança e tranquilidade imensuráveis durante a fase de preparativos. Se a decorações do espaço têm o seu quê de tipificadas? Claro, eu reconheço uma decoração de lá a léguas, mas também porque o espaço em si é muitíssimo característico e tem detalhes facilmente reconhecíveis. Mas garanto-vos que NUNCA me foi mostrado um catálogo para eu escolher o "modelo" da decoração para o MEU casamento,ou sequer o MEU bolo, o que é de louvar. Os meus infindáveis caprichos foram ouvidos e concretizados na medida do possível e não faltaram elementos que individualizassem o espaço com o nosso toque, a nossa cara.
    Não sou pessoa de idolatrar tudo e todos e afirmar a pés juntos que o meu casamento foi perfeito e nada correu mal (claro que correu), mas também não sou de poupar elogios a quem os merece e esta equipa terá as minhas palavras de reconhecimento e agradecimento eternamente.
    Viva aos bons profissionais na área de casamentos em Portugal. Temos cá "material" de muita qualidade.
    Beijinho
    Bruna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruna, obrigada por nos contariar :). Testemunhos destes são sempre bem vindos. Mas como dizemos na introdução dos nossos conselhos "Tentaremos ser úteis, nem sempre isentas mas nunca detentoras da verdade. Fiquem à vontade para discordar.". Tenha dias felizes.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...