♥ Comunicar ♥
Um casamento é um dia que se quer feliz, e por isso é descabido que o processo seja fonte de tensões ou preocupações.
Organizar
um casamento não se faz todos os dias e por isso é natural alguns lapsos de
inexperiência, por parte dos noivos. Já para os fornecedores do ramo não será
novidade, mas nem por isso deverá ser encarado como "mais um"
casamento. Por isso há que comunicar bem, de forma produtiva e que respeite as
expectativas de uns e o profissionalismo de outros.
♥ Informação útil ♥
Ao
contratar qualquer serviço há que esclarecer e ser esclarecedor, válido para
ambas as partes, de forma a obter-se um serviço de acordo às reais
necessidades, evitarem-se mal-entendidos e poupar-se tempo. Para isso é
fundamental, numa primeira abordagem, avançar a informação realmente útil, para
a generalidade dos serviços:
- Data, para o fornecedor avaliar a sua
disponibilidade
- Local, para se apurar a logística e equacionar
despesas com deslocações
- Número de convidados, para dar uma
ideia da dimensão do casamento
Dependendo
do serviço haverá informação mais específica, por isso ponham-se do outro lado
e avancem o que acharem pertinente.
Do
lado do prestador do serviço é importante saber:
- Descrição dos serviços/produtos, de
forma clara e esclarecedora
- Condições de pagamento ou reserva,
mencionando eventuais extras e contemplando todos os cenários possíveis
(cancelamento, por ex.)
- Prazos e formas de entrega, se for o
caso.
Será
mais claro para todos que hajam confirmações/aprovações escritas e
comprovativos de pagamentos.
♥ Dar para receber ♥
Apresentem-se
(não se esqueçam que são um par) e dirijam-se aos fornecedores de forma,
minimamente personalizada. Mas não os troquem, como já nos aconteceu várias
vezes.
Evitem
mails colectivos, ainda que em "bcc", é prático mas não é simpático
para quem os recebe. Assim como não é agradável receber mails como "Olá, vou-me
casar. Contactem-me". É verídico e não tão invulgar.
No
fundo se querem que o vosso dia seja encarado de forma personalizada,
comuniquem de acordo, de forma simpática e que o receptor se sinta envolvido.
Compensa sempre.
Por
outro lado um acompanhamento personalizado não significa disponibilidade 24/24
h. Continua a exigir algum pragmatismo e assertividade da parte dos noivos e
optimização no envio de mails e de telefonemas. E não se estranhe que as
respostas não sejam imediatas. Do outro lado há humanos que para além de terem
outros trabalhos em mãos, comem e dormem, entre outros luxos.
♥ Reunir ♥
É
importante reunir, ter um contacto pessoal, sobretudo em serviços de cariz mais
pessoal como wedding planning, decoração e fotografia, em que a empatia é um
factor importante. Mas é mais produtivo já terem questões alinhavadas, geralmente
no seguimento de um orçamento. Antes disso é prematuro e seria impossível para
os fornecedores agendar reunião por cada 1º mail recebido.
♥ Negociar ♥
No
entusiasmo dos preparativos de um casamento são raras as vezes que o orçamento
acompanha as muitas intenções. Por isso são inúmeras as tentativas de
negociação. Entende-se por negociação quando envolve contrapartidas para todas
as partes. O que exclui argumentos unilaterais como "Já são tantas as
despesas, estamos tão aflitos" ou "Contratamos 3 serviços, ofereça-nos
1".
São
compreensíveis as angústias inerentes, mas sendo o casamento um acto voluntário
cabe aos noivos alguma sensatez na gestão de expectativas e orçamentos,
implicando por vezes algumas concessões.
Sem comentários:
Enviar um comentário