ADORO ♥ CONSELHO #22


♥ Comunicar
Um casamento é um dia que se quer feliz, e por isso é descabido que o processo seja fonte de tensões ou preocupações.
Organizar um casamento não se faz todos os dias e por isso é natural alguns lapsos de inexperiência, por parte dos noivos. Já para os fornecedores do ramo não será novidade, mas nem por isso deverá ser encarado como "mais um" casamento. Por isso há que comunicar bem, de forma produtiva e que respeite as expectativas de uns e o profissionalismo de outros. 

Informação útil
Ao contratar qualquer serviço há que esclarecer e ser esclarecedor, válido para ambas as partes, de forma a obter-se um serviço de acordo às reais necessidades, evitarem-se mal-entendidos e poupar-se tempo. Para isso é fundamental, numa primeira abordagem, avançar a informação realmente útil, para a generalidade dos serviços:
- Data, para o fornecedor avaliar a sua disponibilidade 
- Local, para se apurar a logística e equacionar despesas com deslocações
- Número de convidados, para dar uma ideia da dimensão do casamento
Dependendo do serviço haverá informação mais específica, por isso ponham-se do outro lado e avancem o que acharem pertinente.

Do lado do prestador do serviço é importante saber:
- Descrição dos serviços/produtos, de forma clara e esclarecedora
- Condições de pagamento ou reserva, mencionando eventuais extras e contemplando todos os cenários possíveis (cancelamento, por ex.)
- Prazos e formas de entrega, se for o caso.
Será mais claro para todos que hajam confirmações/aprovações escritas e comprovativos de pagamentos.


Dar para receber
Apresentem-se (não se esqueçam que são um par) e dirijam-se aos fornecedores de forma, minimamente personalizada. Mas não os troquem, como já nos aconteceu várias vezes. 
Evitem mails colectivos, ainda que em "bcc", é prático mas não é simpático para quem os recebe. Assim como não é agradável receber mails como "Olá, vou-me casar. Contactem-me". É verídico e não tão invulgar.
No fundo se querem que o vosso dia seja encarado de forma personalizada, comuniquem de acordo, de forma simpática e que o receptor se sinta envolvido. Compensa sempre.
Por outro lado um acompanhamento personalizado não significa disponibilidade 24/24 h. Continua a exigir algum pragmatismo e assertividade da parte dos noivos e optimização no envio de mails e de telefonemas. E não se estranhe que as respostas não sejam imediatas. Do outro lado há humanos que para além de terem outros trabalhos em mãos, comem e dormem, entre outros luxos.


Reunir
É importante reunir, ter um contacto pessoal, sobretudo em serviços de cariz mais pessoal como wedding planning, decoração e fotografia, em que a empatia é um factor importante. Mas é mais produtivo já terem questões alinhavadas, geralmente no seguimento de um orçamento. Antes disso é prematuro e seria impossível para os fornecedores agendar reunião por cada 1º mail recebido. 


Negociar
No entusiasmo dos preparativos de um casamento são raras as vezes que o orçamento acompanha as muitas intenções. Por isso são inúmeras as tentativas de negociação. Entende-se por negociação quando envolve contrapartidas para todas as partes. O que exclui argumentos unilaterais como "Já são tantas as despesas, estamos tão aflitos" ou "Contratamos 3 serviços, ofereça-nos 1". 

São compreensíveis as angústias inerentes, mas sendo o casamento um acto voluntário cabe aos noivos alguma sensatez na gestão de expectativas e orçamentos, implicando por vezes algumas concessões. 


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