ADORO ♥ ACONSELHA #12



♥ Fotografia ♥
Não incentivamos o que “deve ser”, mas a reportagem fotográfica é praticamente inquestionável, mesmo para quem odeie a ideia de ter umas sombras durante todo o dia do casamento ou outra celebração. Recomendamos vivamente, nem que seja encarado como auxiliar de memória porque mais tarde sabe bem lembrar momentos e detalhes que a memória esvaneceu.

É um tópico a tratar com alguma antecedência porque há gente muito precavida e os fotógrafos rapidamente ficam com o calendário preenchido, tendo em conta que são só uns 24 fins de semana nos 6 meses da “época” casamenteira. Nem tanto para sessões fotográficas ou outras celebrações, se não estiverem dependentes de bom tempo.

Há tanta oferta e abordagens que aconselhamos a definirem o que pretendem e quais as expectativas dos resultados:

♥ Orçamento
O mais barato não é necessariamente a melhor solução, no que toca ao serviço, qualidade visual ou condições contratuais. Nem o mais caro tem de ser necessariamente melhor, no que respeita à abordagem estética pretendida. Recomenda-se sensatez e definição de prioridades.

♥ Estilo
Do formal ao descontraído. Nem o formal tem que ser rígido e cansativo nem o descontraído tem que cair no desleixado. Em qualquer das abordagens não deverá falhar o registo dos momentos-chave: a chegada dos noivos, o beijo do sim, as alianças, a saída, corte do bolo, lançamento do bouquet. A diferença é só a abordagem, ou mais exaustiva e orientada (catalogando convidados e situações encenadas, por ex) ou mais ao sabor dos momentos espontâneos do dia. E se querem que a reportagem abranja para além do factor humano, como o registo dos espaços, decoração e detalhes, garantam que o fotógrafo tem essa sensibilidade.

♥ Condições contratuais
Há tanta oferta de fotógrafos como diversidade de condições a ter em conta:
Cobertura, desde o nº de horas fechado, a cobrar pelas horas extra, até a coberturas “do dia” sem limite de horas, dentro do humanamente razoável.
Nº de fotógrafos, geralmente 1 fotógrafo, mas há muitas duplas. Na Adoro achamos e constatamos que 2 pontos de vista se complementam na perfeição. Atenção às equipas que se desdobram em vários eventos no mesmo dia, pode comprometer o resultado, fazem tudo mas nada bem.
Prazos de entrega, desde a entrega imediata a prazos que chegam a 2 anos, sobretudo quando trabalham com venda posterior de fotos.
Número de fotos, do pré definido a ilimitado. Achamos um pouco estranho limitar à partida o nº de fotos entregues, desconhecendo a dinâmica e riqueza dos momentos a fotografar. É discutível, até porque tudo leva tempo e processar milhares de fotos é moroso.
Venda posterior de fotos, existe embora cada vez menos usual por se apostar mais num pós processamento cuidado. As galerias online feitas por quem fotografa veio substituir essa democratização de visualização. Podem discordar mas a exposição e negócio das fotos em plena festa parece-nos pouco elegante.
Álbuns, muitas vezes incluídos outras à parte. Ter atenção à qualidade do grafismo e da impressão ou se são os álbuns clássicos de fotos impressas coladas.

Depois de definido o critério fazer uma pesquisa de fornecedores. É primordial avaliar o respectivos portfolios mesmo que tenham sido recomendados, o que resultou com uns pode não resultar com outros. Antes de qualquer decisão é sempre positivo uma conversa pessoal. Afinal é uma pessoa estranha que subitamente está na intimidade de uma celebração e chegar “a frio” no dia, é de evitar. Já para não falar na questão sensorial, é desejável o mínimo de empatia entre fotografados e fotógrafo.

Não escondemos a nossa preferência pelas reportagens mais descontraídas captado o lado mais espontâneo das celebrações. Tentamos ser invisíveis e nada impositivas, nada de “agora beija”, “agora abraça”, “agora repete”. E nos casamentos gostamos de fotografar o processo completo desde a prova do vestido/fato.
Começamos sempre por ouvir “não somos nada fotogénicos” e adoramos quando no fim nos dizem “Ah, nem dei por tirarem esta foto!”.








ADORO © 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...