ADORO ♥ ACONSELHA #10

♥ Convites ♥
Estão desde já convidados a limpar as cabeças de ideias pré-concebidas e convenções neste assunto. Nem haveria nada para dizer se tudo se resumisse a um convite impresso em formato de envelope 22x11cm. ESQUEÇAM!
Hoje em dia, com a democratização tecnológica existem vários suportes possíveis, sem passar pela impressão. E mesmo imprimindo pode-se sempre reinventar.
Ter em conta que o convite é só a primeira peça gráfica do que se entende como “imagem gráfica” de um casamento ou outra qualquer celebração. Recomendamos coerência entre todas elas.

Convites impressos
Um clássico e palpável. Ganham ao formato digital por permitirem texturas/relevos, dobras, recortes e cores brilhantes ou metalizadas... até onde a criatividade nos levar, como este convite. A desvantagem é que é sempre a somar nos custos: a qualidade do papel, os acabamentos especiais (vernizes, cunhos, ouro/prata,…), formatos criativos, impressão dos envelopes, entre outras questões técnicas. Já as quantidades, quantos mais se imprimirem mais barato fica por unidade.
Há quem venda por catálogo, há quem faça totalmente personalizado, o caso da Adoro.

Convites digitais
A grande vantagem é poupar na impressão, mas há que avaliar se todos os convidados têm e usam o e-mail. Muitas vezes sugerimos intercalar convites impressos com convites digitais, dependendo dos destinatários. A vertente digital permite maior liberdade e fazer-se várias versões, nomeadamente em diferentes línguas, e vários formatos o que em impressão encarece substancialmente.
Outro potencial do digital é poder criar um blog ou página de Facebook específicos para a celebração e o convite dá início a um processo que pode ser alimentado até ao regresso da lua de mel. Pode ser muito divertido, para quem tenha paciência e imaginação. Através do blog/página partilham informação útil (alojamento, percursos, meteorologia, listas de casamento, etc) e/ou curiosidades, fotos, textos, um cheirinho dos preparativos, etc. Acaba por ser mais interactivo.

Convites em movimento
Há anúncios de casamento e até convites feitos em vídeo, absolutamente fabulosos. Sejam feitos por profissionais ou mais caseiros, a criatividade é a palavra de ordem. E não há que complicar, desde que se transmita a informação essencial: quem, o quê, quando e onde. Envia-se ou partilha-se com os convidados e já está!


Versão impressa:


Versão digital:
ADORO © 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...