ADORO ♥ ACONSELHA #8



♥ Contas e decisões ♥
Não se iludam, não há festas “low cost”. Muito menos quando se contratam serviços quer sejam organização, aluguer de espaço, catering, animação ou outros. Há sim formas de baixar alguns custos, abater em algumas parcelas.

As prioridades serão sempre o espaço e a comida (refeição ou lanche/cocktail) e não vale a pena  inverterem-nas, porque sem espaço não há festa e sem comida nem bebida dificilmente manterão os convidados animados, sejam eles miúdos ou graúdos.

♥ Alugar um espaço que já tenha catering costuma compensar. São 2 parcelas que em separado pesam sempre no orçamento. Se por um lado muitos convidados pesa no orçamento, menos convidados por vezes não justifica a contratação de serviços ou aluguer de espaço porque o valor por pessoa sobe.

♥ Aproveitar um espaço próprio/particular, embora se tenha sempre que equacionar se existe equipamento suficiente para o número de convidados (mesas, cadeiras, pratos e talheres) ou se terá que se alugar. 

♥ Ao considerar um catering contratado fazer as contas ao valor unitário (por convidado). Se por vezes a soma assusta, na verdade poderá ser um valor razoável por refeição. Basta pensar quanto seria justo pagar por se comer fora de casa. Agora multipliquem isso pelo número de convidados. 

♥ Equacionar se pretendem serviço de pessoal para servir, dispensável num regime buffet. Mas pensar sempre quem repõe a comida, gere as bebidas, recolhe e lava a loiça. Tudo se contrata, mas tudo se paga.

♥ Num catering contratado pode-se sempre negociar a inclusão ou exclusão de bebidas. Garantir as bebidas por conta própria por vezes compensa, depende das bebidas e do consumo previsto. Outras vezes a opção de bar aberto contratado é mais adequado à previsão do consumo.

♥ No caso das festas que não sejam casamentos costumamos sugerir a participação monetária aos convidados, principalmente quando inclui refeição. Por uma pequena quantia a cada um torna possível uma festa em grande. É um modelo bastante adequado a festas de um grupo de anfitriões ou festas surpresa em homenagem a alguém.

Agora façam as contas e avaliem se ainda há margem para a decoração, animação e fotografia/vídeo, caso não estejam incluídos no aluguer do espaço.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...